Entender cada um deles é muito importante, pois, a depender da sua aplicabilidade, eles podem averiguar a conduta do contribuinte. Ficou curioso? Vou te explicar.
Evasão Fiscal, de maneira geral, está nas manobras ilegais que o contribuinte faz para não efetuar o valor correto dos impostos. Ou seja, ele não declara as vendas reais para não aumentar o valor dos impostos e para não ultrapassar o limite de enquadramento.
Por outro lado, A Elisão Fiscal, nada mais é que uma grande aliada para as empresas que buscam a diminuição da carga tributária. Nesse caso, são adotadas manobras legais que garantem benefícios e redução de tributos.
A evasão fiscal é ilegal e muito arriscado para o contribuinte, podendo pagar multas muito altas em alguns casos, prejudicando assim a saúde da empresa. Para evitar esse tipo de situação é recomendado adotar medidas legais para reduzir custo dos tributos, como por exemplo, o planejamento tributário.
Na elaboração do planejamento, é feito um estudo detalhado e estratégico sobre o sistema tributário da empresa. Assim como os benefícios fiscais que varia de acordo com o porte e o tipo de negócio, avaliando qual sua empresa tem direito.
Esse planejamento deve ser realizado por um especialista tributário. Ele estará apto para demonstrar as melhores opções para sua empresa e enquadrá-las no sistema tributário ideais.